"O Frevo está no sangue do povo"...



quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Parabéns! Orquestra Freviação

Quero parabenizar a todos que fazem a Orquestra Freviação: Alex, Washington, Hêrcilla, Sérgio, André, Pedro, Léo, Jofran, Alexandre, Alexsander, Carlos, Nadjakson, Marcos, Diogenes, Emanuel, Caio, Eduardo, Estevam, Bruno, Sueney, Anderson, Leto*, Elisson*, Leão Neto*.

A nossa missão não é fácil. A nossa tarefa é árdua. Mas... A força da nossa união é muito maior.

Estamos no caminho certo, levando ao povo da nossa cidade o que temos certeza do que é o melhor. Esse processo é longo, por isso não podemos parar. Um dia... um dia, vamos colher os frutos do nosso trabalho, um dia vamos colocar o frevo em seu devido lugar, fazendo do nosso carnaval, um grande carnaval.

E lembrem-se: "O frevo tá sangue do povo".

Camilo Henrique

*convidados;

Muito Obrigada!

O Carnaval 2009 chegou ao fim. A Orquestra Freviação vêm agradecer a todos, que durante os quatro dias de folia foram prestigiar o trabalho dos nossos músicos e bailarinos, que muito antes de se falar em carnaval, já estavam se preparando para trazer pra você o melhor do frevo. Desde já contamos com a sua presença no próximo ano e que não só durante o carnaval mas sim ao longo de todo o ano de 2009, você possa curtir o frevo, gênero esse que é: A maior expressão cultural do carnaval de Santa Cruz.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Resultado da Promoção

Primeiramente agradeçemos a participação de todos aqueles que votaram na nossa enquete e enviaram as suas respostas para o email. E quem respondeu "Vera" acertou. Vera foi o primeiro cantor da Orquestra Freviação, na época, além de cantor ele também era baterista da Orquestra e cantava as músicas ao mesmo tempo em que tocava a bateria.
E apenas duas pessoas enviaram a resposta certa, e de acordo com o regulamento, seria feito um sorteio entre os participantes que acertarem a resposta. E o grande vencendor foi Josivan Macel.
Parabéns!!!

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Ei! Pessoal, Vem Moçada!!!!

Já é Carnaval. Vamos brincar, pular e se divertir. Hoje começa o reinado de Momo e durante os quatro dias de realeza, Santa Cruz está em festa, todas as noites na Vila de Todos a Orquestra Freviação estará abrindo a folia. Não deixe de participar do "Muito Mais Carnaval", essa festa é pra você.

Beba com moderação!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Concorra a uma camisa da Orquestra Freviação!

Responda a enquete acima e envie a resposta para: camilo.regente@bol.com.br, junto com a resposta coloque o seu nome e o seu telefone. A camisa será sorteada entre os participantes que acertarem a resposta. Participe!!!

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Muito mais carnaval em Santa Cruz

O Carnaval em Santa Cruz já começou.

No último sábado, dia 14, A Orquestra Freviação deu o ponta-pé inicial no "Muito mais Carnaval". A prévia carnavalesca contou com a presença dos foliões da comunidade do Paraíso, destaque para a turma dos "Duros". A próxima prévia será no dia 19, quinta-feira, 20:00h.
Contamos com a sua presença!!!

Venha brincar o carnaval com mais animação com a Freviação!!!!

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Prévia Carnavalesca no Paraíso

A Folia vai correr solta no bairro do Paraíso, neste sábado, dia 14, acontecerá a primeira prévia carnavalesca da programação do "Muito mais carnaval". A prévia será na Praça do Paraíso, a partir das 20:00h. Traga a sua turma, venha no seu bloco e caia na folia com alegria e responsabilidade.

Próximo Ensaio

Quem ainda não foi a um ensaio da Orquestra Freviação, terá mais uma chance, nesta sexta-feira, a partir das 20:00h. Venha conferir!!!!

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Carnaval dos Carnavais

Mais uma vez a Orquestra Freviação e o cantor Leão Neto deram o "tom" da alegria no baile "Carnaval dos Carnavais". O baile que aconteceu no último sábado - 07 de fevereiro - contou com a presença de vários blocos tradicionais do carnaval de Santa Cruz. No baile foram apresentados o rei-momo e a rainha do Carnaval.

Leão Neto e Orquestra Freviação

Anderson e Leão Neto
Monaliza e Leão Neto

Beta Preta, Leão Neto e Robério

Leão Neto e Robério

Rosimar
Camilo, Leão Neto, Anderson e Geraldo Marcelino

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Freviação e Santamor

No ensaio desta quinta-feira, a Orquestra Freviação irá receber a ilustre visita de alguns membros da Torcida "Santamor" e que juntos vão fazer a festa no baile "Carnaval dos Carnavais" neste sábado, no Trairy Clube.

A História do Frevo




O Frevo é um ritmo pernambucano derivado da marcha, do Maxixe da capoeira (luta e dança de origem africana). Surgido no Recife no final do Século XIX, o frevo se caracteriza pelo ritmo extremamente acelerado. Muito executado durante o carnaval, eram comuns conflitos entre blocos de frevos, em que capoeiristas saíam à frente dos seus blocos para intimidar blocos rivais e proteger seu estandarte. Da junção da capoeira com o ritmo do frevo nasceu o passo, a dança do frevo.
Até as sombrinhas coloridas seriam uma estilização das utilizadas inicialmente como armas de defesa dos passistas.
A dança do frevo pode ser de duas formas, quando a multidão dança, ou quando passistas realizam os passos mais difíceis, de forma acrobática. O frevo possui mais de 120 passos catalogados.
Pode-se afirmar que o frevo é uma criação de compositores de música ligeira, feita para o carnaval. Os músicos pensavam em dar ao povo mais animação nos folguedos. No decorrer do tempo, a música ganha características próprias acompanhadas por um bailado inconfundível de passos soltos e acrobáticos.

A origem da palavra "Frevo"

A palavra frevo vem de ferver, por corruptela, frever, que passou a designar: efervescência, agitação, confusão, rebuliço; apertão nas reuniões de grande massa popular no seu vai-e-vem em direções opostas, como o Carnaval, de acordo com o Vocabulário Pernambucano, de Pereira da Costa.
Divulgando o que a boca anônima do povo já espalhava, o
Jornal Pequeno, vespertino do Recife que mantinha uma detalhada seção carnavalesca da época, assinada pelo jornalista "Oswaldo Oliveira", na edição de 12 de fevereiro de 1907, fez a primeira referência ao ritmo, na reportagem sobre o ensaio do clube Empalhadores do Feitosa, do bairro do Hipódromo, que apresentava, entre outras músicas, uma denominada O frevo. E, em reconhecimento à importância do ritmo e a sua data de origem, em 09 de Fevereiro de 2007, a Prefeitura da Cidade do Recife comemorou os 100 anos do Frevo durante o carnaval de 2007.